Evento discutiu a criação de Conselhos Municipais dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e cartilhas com direitos e deveres dos religiosos
redacao@serraempauta.com
28.03.2023 - 11h22min
Caxias do Sul sediou no sábado (25), a 2ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro. O evento que teve como tema "Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista". O evento se faz necessário para a compreensão e combate a intolerância religiosa e a discriminação, promovendo diálogo, valorização e respeito ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana.
A conferência contou com a palestra "Religiões de matriz africana e seus avanços e retrocessos políticos", ministrada por Saul de Medeiros, que destacou a importância do empoderamento e da reivindicação dos direitos dos povos de matriz africana. Após a palestra aconteceu a apresentação de propostas, de acordo com os eixos temáticos estabelecidos pelo regimento da Conferência Estadual.
Entre as principais propostas discutidas, destacam-se as relacionadas à educação, criação de Conselhos Municipais dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, elaboração de cartilhas informativas dos direitos e deveres dos religiosos de matriz africana, regularização fundiária e fiscalização dos Terreiros.
Na oportunidade, também ocorreu a eleição dos 22 delegados e 13 suplentes que representarão a região na Conferência Estadual.
Leia mais:
Caderode, de Flores da Cunha, lança nova linha de mobiliário corporativo
Coro Municipal de Caxias do Sul abre inscrições para novos cantores
Davi Da Rold assume em abril Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
Governo Adiló realiza visita técnica com representantes da imprensa à Maesa, em Caxias
Oposição alega conflito de interesses na nomeação do novo secretário de Parcerias de Caxias
Tags:
Intermunicipal Conferência do Povo de Terreiro reúne 200 participantes discutiu propostas conselhos municipais cartilhas Caxias do Sul